NOVO Ardublock – Edição para física

22/09/2017 16:55

Terminei mais uma versão do Ardublock. Entre as modificações estão:

  1. Limpeza dos blocos de terceiros
  2. Foi resolvido o problema de compatibilidade com as IDEs mais recentes do Arduino. Agora está compatível até a versão 1.8.2.
  3. Novos blocos e nova divisão de blocos: Mecânica, Termodinâmica, Óptica e Outros dispositivos.

Instalando o Ardublock

Para instalar o Ardublock, faça o download do programa clicando aqui. Depois de baixar o arquivo, abra a IDE do Arduino e clique em Arquivo -> Preferências. Ele vai abrir a janela abaixo:

Repare no endereço do “Local do Sketchbook”, este é o endereço de uma pasta criada no seu computador.Se você estiver usando Windows, o endereço será um pouco diferente, algo como “C:/users/seu_usuario/Documents/Arduino”.

Abra o gerenciador de arquivos e vá até essa pasta.  Dentro dessa pasta você vai criar uma pasta chamada tools (tudo em minúsculo). Dentro da pasta tools você cria a pasta ArduBlockTool  (repare o que está em caixa alta) e dentro desta pasta você cria outra pasta, tool. Ao final, dentro da pasta do Sketchbook você terá o caminho tools-> ArduBlockTool -> tool . Copie o arquivo baixado para dentro da última pasta tool baixada.

Para verificar se a instalação funcionou, feche o aplicativo do Arduino e abra-o novamente. Veja se no menu FERRAMENTAS apareceu a opção Ardublock, caso contrário, verifique se fez tudo corretamente.

Instalando as Bibliotecas

Você também vai precisar colocar as bibliotecas utilizadas pelos códigos gerados pelo Ardublock. Baixe as bibliotecas CLICANDO AQUI e descompacte esse arquivo dentro da pasta “libraries” do sketchbook.